terça-feira, 28 de junho de 2011

O que o Brasil quer ser quando crescer?

Mal acabamos de nos formar no ensino infantil, e lá vêm nossos professores fazer uma pergunta que dura muitos anos: "O que você quer ser quando crescer?". Nós, no alto da nossa maturidade aos 6 anos, respondemos coisas como modelo, astronauta, jogador de futebol e até mesmo professor. Mas depois, são raros os casos de alunos quererem tornar-se professores no nosso país, pois descobrimos como essa profissão é tão pouco valorizada no Brasil.
Estou há um ano e meio de me formar no ensino médio e ainda tenho dúvidas para decidir meu futuro profissional. Foi pensando nisso, que me perguntei o que o Brasil quer ser quando crescer? Comecei lendo um artigo de Gustavo Ioschpe sobre o assunto, do qual emprestei o título para esse texto.
Nas aulas de geografia, sempre ouvimos que o Brasil é um país em desenvolvimento. Mas até quando? O lento avanço social brasileiro, deve-se a inúmeros fatores, como o descaso político nas importantíssimas áreas de educação e saúde. Na educação, alunos desinteressados não animam professores mal-remunerados a investir em suas matérias. A saúde pública é um caos, pois é um sistema lento e ineficiente para os milhões de brasileiros que dependem de tal serviço.
Para mim, o Brasil já passou de país em desenvolvimento para o país do desenvolvimento! Há mais de duas décadas desenvolve, desenvolve, desenvolve e nunca consegue concluir essa etapa. Desenvolve aí Dilma, porque tem muita gente precisando da sua ajuda!

@Gui_Lorenz

Nenhum comentário:

Postar um comentário