terça-feira, 28 de junho de 2011

O que o Brasil quer ser quando crescer?

Mal acabamos de nos formar no ensino infantil, e lá vêm nossos professores fazer uma pergunta que dura muitos anos: "O que você quer ser quando crescer?". Nós, no alto da nossa maturidade aos 6 anos, respondemos coisas como modelo, astronauta, jogador de futebol e até mesmo professor. Mas depois, são raros os casos de alunos quererem tornar-se professores no nosso país, pois descobrimos como essa profissão é tão pouco valorizada no Brasil.
Estou há um ano e meio de me formar no ensino médio e ainda tenho dúvidas para decidir meu futuro profissional. Foi pensando nisso, que me perguntei o que o Brasil quer ser quando crescer? Comecei lendo um artigo de Gustavo Ioschpe sobre o assunto, do qual emprestei o título para esse texto.
Nas aulas de geografia, sempre ouvimos que o Brasil é um país em desenvolvimento. Mas até quando? O lento avanço social brasileiro, deve-se a inúmeros fatores, como o descaso político nas importantíssimas áreas de educação e saúde. Na educação, alunos desinteressados não animam professores mal-remunerados a investir em suas matérias. A saúde pública é um caos, pois é um sistema lento e ineficiente para os milhões de brasileiros que dependem de tal serviço.
Para mim, o Brasil já passou de país em desenvolvimento para o país do desenvolvimento! Há mais de duas décadas desenvolve, desenvolve, desenvolve e nunca consegue concluir essa etapa. Desenvolve aí Dilma, porque tem muita gente precisando da sua ajuda!

@Gui_Lorenz

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Até a luz do sol se apagar

E eu não consigo ver onde que eu errei. Tento, mas não consigo. Zilhões de pensamentos me vêm à cabeça. É tudo muito rápido, quando tento organizar as ideias meu raciocínio se esvai. Não é falta de concentração. Pode ser simplesmente preguiça de entender o que está acontecendo. Ou então é o medo de enxergar algum deslize passado adiante pelo tempo. Aliás, deixa que o tempo vai cicatrizar essa mágoa. Pode até ser bom, mas cicatrizar não significa esquecer. Significa deixar uma marca por um bom tempo. Os dias passam, as noites vêm, para que sob o brilho de uma estrela seja possível chegar a uma conclusão.

Nada vai mudar, enquanto houver ar para eu respirar.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Modo Indicativo

FOI, é a aquela tristeza que bate após a lembrança daquele bom e velho passado.

É, é aquele sorriso que se abre num canto de boca, pensando em como está bom viver assim.

SERÁ, é a esperança de que, o que foi bom voltará, ou o que é bom permanecerá para sempre.

                                                                                                                                     @Gui_Lorenz

terça-feira, 21 de junho de 2011

Quer conteúdo?

Siga também dois parceiros que escrevem muito bem:
@gaabecrizol - http://cokeandfilteredcigarettes.blogspot.com/
@GabsNasciment - http://palavrasumlegionario.blogspot.com

We are young!

Versos como "We are young, we are strong" ou "We are free, we'll be alright" são facilmente encontrados na arte do som: a música. São artistas ricos, famosos, poderosos e com forte poder de influência que nos transmitem esses ensinamentos. Mas afinal precisamos deles para saber isso?                                    Podemos ter pelo menos uma coisa em comum: a idade.Mas ser jovem não é simplesmente ter a mesma idade. É ter pensamentos, gostos e atitudes ímpares. Não preciso ouvir isso de alguém para ser eu mesmo. E nem por isso a amizade não é importante.
Nossos amigos estão vivendo a mesma experiência, por isso eles nos entendem tão facilmente. Provar isso é fácil:
Qual o melhor lugar do mundo quando você está com seus amigos?
Qualquer um. Não importa se você está num ponto de ônibus ou numa colônia de férias. Você está com eles e isso já basta. Podemos ser jovens para sempre. Até porque, ser jovem é acima de tudo estar com amigos.