sexta-feira, 26 de abril de 2013

À Beira do Caminho

"Ser ou não ser, eis a questão" 
A famosa reflexão shakespeariana  mostra-se atemporal no sentido mais cru da vida: ser humano. Há uma grande diferença entre ser e existir. Uma pedra existe enquanto que um homem é. Mas isso não impede o ser humano de existir apenas.

Recentemente vi o lançamento de uma moeda para o alto. Por alguns segundos ela deixou de existir e passou a ser o centro das atenções. Todos olharam a demorada subida e a rápida descida daquele pequeno ponto material dividido em duas faces: cara ou coroa; ser ou não ser.

E a vida assemelha-se àquela moeda. Uma subida demorada é metáfora da grande batalha que travamos todos os dias. Mas logo depois, a rápida descida soa como o ato de desistir. Uma queda, um tropeço. Você é por um tempo, mas existe na maioria do mesmo. És mais um no meio da multidão. Quantos já se perderam por não saber lidar com essas questões existenciais?

Parece que cada vez mais, as pessoas estão preocupadas em "parecer". Com o perdão do pleonasmo, parece (..) que talvez não haja alguém plenamente feliz. As tentativas em se encaixar, em parecer alguém que queria ser de verdade te tornam mais e menos satisfeito contigo mesmo. Mas então o que somos nós? Somos fingidores. Que atire a primeira pedra aquele que nunca mentiu para ser melhor aceito.

E assim seguimos nossos rumos. É muito mais difícil se estás sozinho, por isso continuaremos caminhando. Para é ficar sentado à beira do caminho, esperando que algo (ou alguém) te lembre de ser e não apenas existir.

Melancolia

"Aquilo que é biologicamente impossível, torna-se poeticamente possível"

Quando o teu melhor não é o suficiente
Quando és frio demais para a vida quente
Quando não queres mais seguir em frente
Quando apenas pensas e não mais sente

O tom pessimista de tuas palavras não condiz com o lema que defendeu por tanto tempo. Essa marcante antítese revela como o mundo o transformou. Há um bloqueio do lado esquerdo do peito. Não mais um coração, somente um órgão que bombeia sangue. Sangue que parece ácido, penetrando em cada mínimo espaço dessa couraça vista pelos outros e transforma esse pobre resto de esperança em um ser humano. Acidez de pensamentos, acidez de palavras, acidez de impressões. Pode parecer interessante uma pessoa simplesmente não se importar com nada. O descaso anda junto do desprezo. Às vezes ficamos viciados em um certo tipo de tristeza. Estranho vício...

Quando nada funcionar, tente
Quando o mundo desafiar, enfrente
Mas se o ácido corroer tua mente,
Não fique preso às derrotas da corrente.

"A vida tem que prosseguir..."
@Gui_Lorenz

sábado, 6 de abril de 2013

Fundamental É Mesmo Arriscar

Mas se tu nunca tentar, nunca saberás. O que é a vida? Ou melhor, como vivê-la do jeito certo? É uma dúvida que assola milhões de mentes e aperta outros tantos corações. Já disse que a vida é feita de momentos, mas se tu nunca tentar nunca saberás.

Não vale a pena ser apenas mais um minúsculo ponto material diante da imensidão das galáxias. É óbvio, porém, que não há como comparar a singularidade de um ser diante do infinito. Mas precisamos fazer o máximo para aproveitar e alcançar nossos objetivos na vida. A inércia em que vivemos deve mudar. Precisamos parar de aceitar as coisas como elas estão e sempre buscar aquilo que pode te fazer um pouco mais feliz. Porra, lembra que tu existe! Corre atrás daquilo que quer, tente, erre, aprenda. Tente outra vez! Uma hora tu alcança.

Fundamental é mesmo arriscar. Dá uma chance pro futuro. Vai que dá certo e tu acha o melhor caminho pra tua vida. Não sei quanto tempo vai durar, mas aproveite cada momento do melhor jeito possível. Pode soar como algo batido, mas aplicar isso na realidade faz uma puta diferença. Ainda não aprendi a ser assim. Algum grande sábio já dizia que poetas são grandes fingidores. Às vezes sou poeta. Mas ainda prefiro ser pessoa.

@Gui_Lorenz