sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Marginalização de uma Marca

Há poucas semanas, percebi que diversos meios de comunicação têm dado ênfase na questão da criminalidade no mundo jovem. Milhares de adolescentes estão internados nas tais fundações CASA, sendo repreendidos por erros que cometeram para simplesmente poder ter uma roupa da marca X ou um tênis da marca Y. São coisas aparentemente simples para todos nós, mas para eles significa ter poder, status e muito mais no lugar aonde vivem: na maioria dos casos, zonas de periferia de grandes cidades.

Andando pela rua, vejo ser cada vez mais comum encontrar jovens, adolescentes e às vezes até crianças usando, ou melhor, portando Oakley. Sim, parece que ter algo da Oakley é tão sagrado, que a palavra usar não é digna para referir-se a tal marca. Muitos desejam ter uma camiseta, uma calça ou um tênis da mesma, para ganhar status com todos aqueles que vivem com ele. É algo infectante, ver esse pessoal que vive em zonas mais afastadas e "portando" a tal da Oakley e não pensar que ele(a) se trata de um marginal. É uma opinião muito comum, já que houve uma marginalização da marca Oakley para o restante da sociedade. O problema não é a marca em si, mas sim as pessoas que fazem uso dela que acabam tornando quase uma unanimidade um olhar de lado e um pensamento: "Lá vem outro daqueles moleques se achando por causa dessa roupa". 

Não tenho nada contra quem usa essa marca, mas não gosto dela. Não gosto pois penso que se usá-la um dia, vou acabar sendo alvo de tais comentários já citados anteriormente. Esse é um preconceito de muitos, mas felizmente, não é algo que ofenda. É um pensamento da sociedade em geral, que ao se deparar com algo daquela marca vai evitar ao máximo usar.

Não estou criticando ninguém, só revelando um pensamento que faz parte de muitos. E não é porque você usa ou deixa de usar tal marca de roupa que eu não serei seu amigo. Isso sim é uma grande bobagem. Se alguém ficou ofendido, desculpe-me. Com toda licença poética possível: " Tamo junto mlk zica do baile".

@Gui_Lorenz

Um comentário:

  1. Ta certo também não uso por causa dos comentários, a marginalização dessa marca não ocorre apenas no Brasil, mas em muito países pelo mundo, eu procuro saber sobre uma marca antes de usufruir de seus produtos, um exemplo e a Nike e bem conhecida e gosto muito mas não apenas por ser conhecida e por que e bem resistente e dura um bom tempo, agora se você for para a terra do tio "SAM" vai perceber que e marca sem valor uma blusa que aqui custa 300 R$ da Oakley lá custa 30 Dolares.
    Ninguem há utiliza ela lá pois não e um bom tecido e não dura muito tempo, agora outras marcas sim como Nike um tenis da Nike aqui o mais barato custa 200 R$ la também pois é universal a marca e mostra o quanto seus produtos são bons e resistentes, agora uma marca de péssimos produtos que custa caro em um lugar barato em outro é irei utiliza-lo quando for a unica opção no universo.
    Prefiro virar um Alien e ir para a PQP do que usar um "Oakley".
    O exercito Americano tem um contrato com a Oakley para produzirem botas, mas e o unico produto que talvez vale a pena comprar "TALVEZ".
    Mas desculpe se alguem se irritou demoro "mlk zica do pântano."!!!

    ResponderExcluir