terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Boa Parte de Mim Vai Embora

Já há algum tempo a frequência de minhas postagens diminuíram por aqui. E começo esse texto justamente explicando os motivos de tal diminuição. Este ano foi meu último no Colégio, no Ensino Médio. E assim o tempo é pouco pra quantidade de coisas que temos que fazer. Há três dias aconteceu minha formatura. Momento marcante, a despedida daqueles que marcaram minha vida e que a viveram junto comigo por 3, 5, 10 anos. Não será fácil a vida sem essas pessoas. Infelizmente, boa parte de mim vai embora. Mas aquele sábado tive a honra de ser orador da minha turma. Então, segue o meu discurso que talvez seja um pouco longo, mas todas as palavras ditas e escritas foram sinceras. Obrigado amigos, por fazerem parte da minha vida:



Boa Noite a todos!

Amigos, pais, professores, membros da Direção,  convidados, organizadores. Como os senhores já devem ter percebido, meu rosto está um pouco vermelho. Justifico tal fato por ser uma grande honra e responsabilidade estar aqui para representar o 3° ano do Ensino Médio perante todos esses ilustres convidados.

Enfim, vamos ao que interessa: chegamos ao tão esperado e ao mesmo tempo temido dia 22/12/2012. O dia seguinte ao suposto fim do mundo previsto pelos antigos maias e pelos documentários do Discovery Chanel. Pois é terceirão, não é pra qualquer um se formar no dia pós-apocalipse.

E não foi nada fácil chegarmos até aqui. Principalmente neste último ano. Sofremos pressões vindas de todos os lados possíveis para passarmos nos vestibulares da vida. Antes disso, foram no mínimo 11,12 anos de esforço, dedicação, estudo árduo. Talvez nem tão árduo assim, mas... estudamos um pouquinho para chegarmos aqui hoje.

Hoje é a noite para celebrarmos o início de uma nova fase nas nossas vidas. Talvez a melhor das fases esteja se despedindo hoje de nós para poder receber novos jovens que ingressarão no Ensino Médio em 2013.

Tenho certeza de que todos vamos sentir falta de tudo aquilo que vivemos:
-de cada rosto conhecido que nos saudava com um “Bom dia!”;
-de cada aula que demorava uma eternidade para acabar;
-de cada brincadeira que por mais sem sentido que parecesse, era a melhor parte dos nossos dias;
-de cada amizade construída nesses últimos anos;
-de cada manhã que pudemos conviver neste Colégio.

Por mais triste que seja a despedida, devemos nos lembrar de quem fez com que chegássemos até aqui:
Agradeço em primeiro lugar à Deus, que nos concede o dom da vida toda manhã.

Agradeço também aos pais, que são de verdade aquilo que de mais importante alguém pode ter.
Aos professores, fica o muito obrigados do terceiro ano, por terem nos aguentado firmes e fortes durante todo esse tempo que passamos juntos. Que vocês continuem exercendo essa magnífica profissão, pois apesar de lecionarem num país que valoriza tão pouco a educação, nós aprendemos muito com vocês.
Agradeço a todos da Direção e Coordenação do Colégio e aproveito esse momento para lembrar dos queridos Diretor Sílvio e Cônego Belisário, que apesar de não estarem mais entre nós, ficarão marcados sempre nas boas lembranças que temos deles.

Acho que todos já sabem que o melhor fica para o final. Dizem que fui por aí. Andando pelos caminhos tortos da vida, lembrando das coisas boas que passamos juntos, momentos confortáveis e outros nem tanto. Mas estávamos juntos e isso já valia a pena. E todos esses momentos poderiam ser transformados em um livro. Um best-seller, cheio de narrativas e contos que retratariam a vida que vivemos de cada um de nós. Este grande livro chamado “Vida” será escrito um pouquinho por dia.  Novas frases, versos, parágrafos e estrofes. Uma prosa e uma poesia para contar o que vimos da vida.

No nosso livro, a nossa história foi faz-de-conta e foi faz acontecer. E infelizmente, para esse capítulo teremos de recorrer ao ponto final. Durante todo esse ano, disseram-nos que era o começo do fim. Eu discordo. Para mim, foi o fim do começo, pois há muita coisa para acontecer em nossas vidas.

Vejo grandes potenciais deixando o Ensino Médio hoje. Daqui podem ser sair grandes médicos, engenheiros, advogados, empreendedores, cantores de funk, e por aí vai. Enfim, independente do caminho que vocês seguirão, tenho certeza que todos alcançarão o sucesso que merecem.
Chegou a hora de pensar no futuro. Palavra incerta essa daí, cheia de altos e baixos que não podemos prever. Mas calma, deixa a vida acontecer. E hoje sou muito feliz porque tenho amigos a quem dizer: “Quero que a estrada venha sempre até você e que o vento esteja sempre a seu favor. Quero que haja sempre uma bebida em sua mão e que esteja ao seu lado, seu grande amor.”

Se realmente o meio transforma o homem, eu nunca mais serei o mesmo sem vocês. Obrigado, que Deus abençoe a todos!

Guilherme Oliveira Lourenção
Dezembro/2012