Certamente você já ouviu falar que o futebol é o esporte mais querido do mundo. Aquele que move multidões, une pessoas, aquele que nos faz gritar, torcer, xingar e amar um clube. E isso é a pura verdade.
Falar de futebol, mas não falar de torcida é complicado, pois está tudo “Junto e misturado”. Não tem jeito, como não falar daqueles doentes, malucos, retardados que vão pro estádio para incentivar o time, ou melhor extravasar sentimento, a torcida é a essência do esporte, ela é o sangue que corre no coração do time, não tem como não falar deles.
As torcidas acompanham o time numa trajetória de vida, desde o nascimento até os melhores momentos e piores, não faltam nunca, até times pequenos tem sua parcela de torcida, seja comum, fanática ou organizada.
No Brasil, um país que cresce muito, aonde sempre teve futebol e foi o maior propulsor da felicidade do brasileiro, não é possível não falar das torcidas daqui, mas um fato interessante das torcidas daqui e não apenas daqui, mas, de muitos pais principalmente da Ásia é que elas têm um papel revolucionário, já dizia a GDF “Os Gaviões nasceram para poder reivindicar”.
Mas reivindicar o que, devemos lembrar que a Gaviões grande massa organizada do Corinthians nasceu em plena época da ditadura militar e junto com o time que também tinha grandes revolucionários lutaram bravamente expondo seu sentimento e sua revolta dentro de um estádio, seja com uma faixa, um canto...
As torcidas ao longo da historia fizeram revoluções, a torcida TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo), do São Paulo F.C, reivindicou melhoria no time com protestos de ordem, válidos e isso tudo se resume a simplesmente “amor” pelo seu time, pela nação em si!
Muitos tempos sem ordens válidas no mundo e elas voltam desta vez na Ásia de uma forma “inválida” infelizmente, com a morte de 73 pessoas em um estádio no Egito. Era um protesto, ou melhor, era oposição governamental, um confronto entre partidos e ideologias.
Mas no Brasil, a ultima ordem válida foi contra Ricardo Teixeira, a qual realmente funcionou e acabou com o fim da carreira desastrosa deste corrupto homem forte do futebol brasileiro, na CBF.
Aconteceram ordens que partiram da união de todas as torcidas organizadas, seja Dragões, Mancha, Independente, Gaviões, C12 e por ai vai.Outra ordem valida foi em Santo André no ABC paulista aonde o time da cidade (Santo André F.C) foi criticado pela demora na reforma do estádio, feita pela própria torcida do time.
Enfim, independente do clube, sua torcida sempre está presente e reivindicando melhorias. E isso contribui muito para manutenção da estrutura deste esporte, que hoje e sempre estará nos corações da população mundial.
Então, nesse "A LIGA", pretendo mostrar tudo aquilo que esse esporte tem de melhor, dentro e fora das 4 linhas, antes e depois do apito que acelera nossos corações por 90 minutos.
![]() |
L10NEL MESSI |
FUTEBOL UNE, FUTEBOL AFASTA...
Sem dúvida alguma, uma das partes mais bonitas do futebol é a torcida. Traduzindo, somos nós. Aqueles que sofremos, vamos pra área na hora de defender, fazemos mandingas de criatividade absurdamente suspeita para tentarmos ajudar nossos times. É muito emocionante ver um estádio lotado, aquele coro uníssono incentivando a equipe, abraçar um desconhecido que, na hora do gol, vira seu melhor amigo. Torcidas merecem meus cumprimentos, pois futebol seria um joguinho bem chato se fosse em silêncio. Sem citar times, um time vermelho lá do sul tem uma baita torcida, os grandes das capitais paulista e cariocas e também o modesto Santa Cruz, que mesmo estando na Série C (3ª divisão) do futebol brasileiro, consegue lotar seu estádio com mais de 60000 pessoas quase todos os jogos.
Porém, ao mesmo tempo que o futebol une, o futebol afasta. Jovens que sonham com a carreira de jogador viajam o país em busca de apenas uma chance de poder trabalhar fazendo aquilo que mais gosta. Mas, em muitos desses casos, os sonhos ficam pelo caminho, pelas inúmeras estradas percorridas para tentar alcançá-lo. Ser futebolista não é sinônimo de vida e dinheiro fácil. 95% dos jogadores recebem dois salários mínimos por mês. Apenas 5% "deu certo" no mundo da bola e desfruta de salários milionários, fama, estrutura completa para treinos, viagens, jogos.
TRADIÇÃO VS DINHEIRO - QUEM VENCE ESTE ACIRRADO DUELO?
No mundo futebolístico em que vivemos, é cada vez mais comum vermos casos de times inexpressivos, com pouca tradição na história do futebol, serem comprados e completamente reformulados pelos sheiks árabes, pelos magnatas russos ou por presidentes e líder políticos asiáticos. Dinheiro SOBRA, e muito. Assim, são feitas contratações milionárias, construção de estádios, enfim, praticamente um novo clube é fundado. Exemplos não faltam:
Chelsea, time inglês da cidade de Londres comprado pelo russo Roman Abramovich.
Manchester City, eterno coadjuvante até sua venda há 4 anos atrás.
Anzhi, time russo que vem tirando jogadores do Brasil constantemente.
Guangzhou, time chinês que já levou Conca, grande meia argentino e lhe paga o salário mais alto do mundo- maior até do que o de Lionel Messi.
O melhor exemplo da disputa dinheiro e tradição está localizado na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Manchester. Manchester United e Manchester City são rivais que até pouco, quase não recebiam atenção da mídia. Motivo: era quase certeza que os Red Devils [1] sairiam vencedores. Mas, devido ao montante investidos nos Citizens, a rivalidade se acirrou e hoje é um dos grandes clássicos do mundo. Nesse confronto, os jogos vêm sendo acirrados com vitórias para ambos os lados. Porém, os números não mentem:
nos últimos 25 anos foram 23 títulos para o United comandados pelo mito Sir Alex ferguson, enquanto que o City levantou apenas 1 troféu. Não haverá dinheiro que acabará com o que realmente vale no futebol, a paixão, a torcida e, é claro, os títulos. Só há um grande na cidade de Manchester. E eles são unidos.
O treinador do United, Sir Alex Ferguson, assumiu o time em 1986. De lá para cá, comandou os Red Devils em 23 conquistas, dentre elas UEFA Champions League, Premier League, FA Cup...
BEM VINDO AO PAÍS DO FUTEBOL! BEM VINDO A INGLATERRA
Muitos afirmam que o Brasil é o país do futebol, pois conquistou 5 copas do mundo, revelou grandes jogadores, como Pelé, Zico, Falcão, Garrincha, dentre outros. Mas discordo firmemente dessa afirmação. Não há povo mais apaixonado pelo esporte do que os ingleses. Todos os jogos da Premier League estão lotados, seja nos maiores estádios ou nos mais modestos. E isso não se restringe apenas à Primeira divisão. Os clubes que não estão na elite fazem bonito, com um público excelente e um futebol às vezes nem tão bonito. Além disso, o futebol que conhecemos nasceu por lá. Charles Müller nos brindou com tal experiência de reunir 22 amigos (ou não) para correr atrás da pelota. Considero o campeonato inglês o mais emocionante do mundo. Aquele que nos brinda com as melhores histórias, partidas emocionantes e equilíbrio até o fim. E, é claro, tudo isso deve-se à espetacular cobertura dos canais ESPN, que faz a melhor cobertura esportiva desse país. A rivalidade é acirrada, como não se arrepiar diante de um Manchester United e Liverpool, de um Tottenham e Arsenal, de um Liverpool e Everton, de um West Ham e Milwall ( rivalidade, mais conhecida como Hooligans). Por isso e muito mais que a terra de Wayne Rooney e companhia é o país do futebol.
Seleção inglesa, 2010. Os mais conhecidos: Johnson, Rooney, Lampard, Terry, Ferdinand, Lennon.
FUTBOL CLUB BARCELONA- COMO PARAR O MELHOR TIME DO MUNDO?
Queridos amigos, apesar de ainda ter quem conteste, não há como negar que o Barcelona seja o melhor clube do mundo. E isso está expresso no slogan do clube catalão: "Més que un club!" ("Mais que um clube", traduzido). Isso é um fato. O Barcelona não chegou ao estágio em que se encontra hoje em dia à toa. Criou-se uma filosofia no Barça: "Jogar bonito e vencer". E depois de alguns 25 anos investindo nessa ideia. o time genial de Messi, Xavi e cia. colhe os frutos dos trabalhos que começaram nas categorias de base. Conta a lenda que há cerca de três décadas atrás, um treinador de camadas jovens do Barcelona, cansado dos resultados improdutivos do time principal criou a filosofia dita anteriormente. Jogar bonito desde sempre. ter a bola para chegar ao gol desde sempre. E depois de muitos anos de dedicação e perseverança, o Barça alcança a glória merecidamente. Foi assim que foram revelados talentos espetaculares com os meias Xavi Hernández e Andrés Iniesta, os defensores Carles Puyol, Gerard Piqué e Victor Valdés, os atacantes Bojan Krkic, Pedro Rodriguez e um tal de Lionel Messi, simplesmente o melhor jogador do mundo. Do atual time titular catalão, apenas Dani Alves, Abidal e David Villa não foram formado nas cancheras. Não sei se há como parar o Barcelona atual, com todos esses craques. É um privilégio ver esse time jogar. Não se prendam ao passado brasileiro chamado Pelé. Aproveitem o presente e o futuro argentino chamado Lionel Messi, que falta pouco, para poder ser considerado o melhor jogador da história. Aliás torcedores do Madrid, se quiserem parar essa máquina, peça ajuda a esses caras aqui:
EU QUERO VER GOL, EU QUERO VER GOL!
Não precisa ser golaço, mas que ver gol! Ah, o momento mais aguardado durante a peleja... Como é bom gritar o gol do seu time, comemorar uma vitória ou uma derrota adversária. Então por isso, aqui vão momentos e gols que considero marcantes para mim.
OBRIGADO, MR. MÜLLER!
O futebol é encantador. Não há nenhum outro esporte que se compare ao inventado pelo nosso amigo Charles Müller. Só temos que agradecer a ele e aproveitar cada jogo que assistimos. É encantador por causa de gênios, como Messi, C. Ronaldo, Rooney, Xavi, Kaká, etc., sem citar os ídolos passados. É encantador por causa dos mitos, como R. Ceni, Marcos, Giggs, Van der Sar, Guardiola, etc. É encantador por causa das personalidades criadas, como Mourinho, Muricy, Domingos, Val Baiano, Washington. É encantador por causa de cada um de nós, que fazemos parte do maior espetáculo da terra.
Por fim, muito obrigado a todos que visitaram e que também são apaixonados pelo futebol. Beijos e abraços amigos,
@Gui_Lorenz
@vitor_alveswow